terça-feira, 23 de junho de 2009

Responsabilidade Social

A Responsabilidade Social apresenta-se como um tema cada vez mais frequente quando mencionado fatores de competitividade para as organizações. Se antes fatores de sucesso era um bom preço ou produtos com qualidade, hoje agrega-se também ao produto a imagem da organização e seus valores. Com isso a Responsabilidade Social exerce impactos nos objetivos, estratégias e na própria identidade da empresa..
Segundo Emerson Kapaz do Instituto Ethos, a Responsabilidade Social possui uma visão empreendedora preocupada com a sociedade onde está inserida. E ainda considerando a necessidade de geração de lucro. “mas colocando-o não como um fim em si mesmo, mas sim como um meio para se atingir um desenvolvimento sustentável e com mais qualidade de vida.”
Para Miguel Krigsner, presidente do Boticário o conceito de Responsabilidade Social é:”A forma de conduzir os negócios baseada no compromisso contínuo com a qualidade de vida atual e das gerações futuras, por meio de um comportamento ético, que contribua para o desenvolvimento econômico, social e ambiental”.
O exercício da Responsabilidade Social compreende o comprometimento com todo o processo produtivo, e seu desenvolvimento sustentável. Com atitudes responsáveis relacionadas ao meio ambiente usando com inteligência seus recursos e à sociedade.
Ação social “é todo comportamento cuja origem depende da reação ou da expectativa de reação de outras partes envolvidas.” Ou Seja, alguém ou grupo de pessoas motivando outras a participarem de sua causa. (FUNDAÇÃO SEMEAR, 2009).
As ações sociais normalmente são realizadas por entidades do Terceiro Setor à sociedade ou destinadas a elas e por fim à comunidade, preenchendo lacunas deixadas pelo Governo, ou o Primeiro Setor, representado pelo setor público (Prefeitura Municipal, Governos dos Estados e Presidência da República, além de Ministérios, Secretarias entre outros).
O segundo Setor é o Mercado, ou seja, são empresas de caráter privado que exercem atividades privadas em benefício próprio, visando lucro.
O terceiro Setor é composto por organizações privadas sem fins lucrativos. Uma mescla do Primeiro e Segundo Setor, atuando em benefício do bem estar social.
Segundo Ruben César Fernandes apud Antônio Vilas Boas Neto et al. “O Termo Terceiro Setor (Third Sector), 'faz parte do vocabulário sociológico corrente do Estados Unidos' este termo é utilizado para 'organizações sem fins lucrativos' e para 'organizações voluntárias'”.

2 comentários:

Patrícia Fujii Bonoto disse...

Olá!!!!
Passei só pra deixar um oizinho!!!
Bjo!! =)

Ms Regitz disse...

Ei não bloga mais???

bj
Nicky